Às vezes é tão difícil olhar pela janela e ver algo que seja prazeroso, bonito, enfim, denominado como bom, ou até mesmo agradável, que nos obrigamos a camuflar nossa visão, escondendo a nossa realidade e com isso automaticamente, em nosso dia a dia passamos a selecionar a direção na qual iremos olhar. No intuito de não ver as desigualdades, em um país onde a desigualdade é considerada como uma das maiores de mundo, dados apontados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Mesmo tendo conhecimento sobre as desigualdades sociais, ou seja, sabemos que a distribuição de renda é feita de forma diferente (injusta), sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos, e com isso varias pessoas são afetadas principalmente os jovens que se tornam vulneráveis, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna.
Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de consequências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
A nossa sociedade é caracterizada desta forma por causa de pessoas que não se sentem incomodadas com essa triste realidade, ou até mesmo, por acreditar não ser capaz de solucionar seus próprios problemas, portanto como irão solucionar os problemas da sociedade? No entanto pode ser egoísmo, falta de informação ou até mesmo falta de capital para ajudar o próximo, mas será que estes são motivos suficientes para deixarmos tudo ruim do jeito que esta? É provável que não, mesmo assim iremos continuar a camuflar a nossa visão na tentativa de não enxergar, para não termos a responsabilidade moral de ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário