Milhões de brasileiros não tem teto não tem chão
Eu sou apenas mais um na multidão...
Ao analisar a letra da música, esta nos obriga a enxergar uma realidade aparentemente camuflada, “Sou príncipe do gueto só quem é desce, sobe a ladeira”, ou seja, só quem vivência esta realidade são as pessoas que moram em favelas. “Milhões de brasileiros não tem teto não tem chão, eu sou apenas mais um na multidão”, são muitos brasileiros que não tem onde morar, estes são denominados como sem teto, o personagem na canção se considera como mais um em meio a tantos.
Mesmo sendo aparentemente comum aos demais o grupo demonstra-se porem diferente das outras pessoas que usam a música como veículo para promover-se ou criar modinhas, eles demostram que sua proposta não é esta. [..] “Não vai pra grupo com minha calça, minha peita, minha lupa, se canto rap aí, não se iluda.”[...] Pois em seus raps eles buscam denunciar os problemas que milhões de brasileiros sofrem.
Sabemos que por não ter como construir uma moradia estruturada e firme, então são feito os barracos de madeira, papelões, lonas dentre outros, normalmente esses barracos são feitos próximos aos rios, ou em barrancos, que correm o risco de desmoronar a qualquer momento, ou ate mesmo causar alagamentos. Porém mesmo nas linhas da canção estando escrito estas frases é necessário compreendermos e enxergarmos nas entrelinhas, pois os problemas expressos na canção não são causados por uma falta de casa, mas sim, por causa da falta de condições para sobrevivência.
O pior de tudo é saber que as coisas não estão melhorando, pelo contrário, os jovens estão entrando no crime cada vez mais cedo, a desigualdade vem ficando cada vez mais intensa, e não existe distinção entre religião, cor, nem raça, as condições os obrigam a tomar atitudes erradas. Além do mais, o sistema cujo a função é visar o lucro faz da sociedade marionete através das mídias que ignoram aqueles que precisam dela para realização de protesto ou até mesmo pedido de socorro.
“Sonhei com tudo isso a vida inteira, realizei meu sonho, meu castelo de madeira. E é treta todo dia, todo dia, o dia inteiro, só falta construir um banheiro.” Pois bem, mesmo com tantos problemas é este o lugar que as pessoas menos favorecidas encontraram para fazer suas moradias, e nesta parte da música fica bastante claro que mesmo parecendo um nada para alguns, para aqueles que possuem seus barracos é um sonho conquistado e mesmo com os problemas, o melhor é saber que estes possuem um teto no qual eles podem descansar no final do dia.
Com isso conclui-se que, esta música é um pedido de socorro direcionado as pessoas que podem fazer algo pela sociedade. Uma canção dedicada as pessoas sofridas, porém corajosas, pois a diferença existente entre um covarde e um guerreiro, é que o guerreiro encara a vida como um desafio, enquanto o covarde encara tudo como um castigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário