6 de novembro de 2010

Esportes Radicais - Adrenalina X Drogas!



Conclusão

O Conceito de Drogas tem se ampliado. Basicamente, Droga é qualquer substância que provoca uma mudança fisiológica ou comportamental. O nosso corpo sintetiza Drogas que são chamadas endógenas; dentre elas os hormônios são as mais conhecidas por que são substâncias que determinam nosso comportamento, emoções e sentimentos.
A Adrenalina é uma dessas substâncias que o corpo produz naturalmente para determinar reações de comportamento, nos levando a viver o dia-a-dia em suas mais variadas situações. Ela é um hormônio secretado pela glândula Suprarrenal, e determina reações rápidas de vários órgãos, diante de situações de alerta e emergência. É a adrenalina que acelera o coração, aumenta a pressão arterial e garante mais sangue nos membros e no cérebro, para reagir a situações que esperamos resolver com rapidez. A Adrenalina é importante, pois ela determina que estímulos como a fuga do perigo e ações rápidas para emergências, sejam feitas por nosso corpo.
Embora a ciência não responda a todas as questões sobre o prazer de viver no limite, não há razão para ser desmancha-prazeres e impedir que crianças frequentem a montanha-russa ou que os esportistas radicais deixem de viver suas aventuras. Até porque todos concordam que, em doses moderadas, o estresse faz o homem derrubar barreiras e mudar o curso da História.

PS: Trabalho proposto pela professora Dalila Leal aos alunos do 2º "D" Vespertino
Qual a relação dos esportes radicais e as drogas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário