22 de agosto de 2011

Peça teatral – Ética e Cidadania!





Introdução

Ética

Leitor 1: A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. significa costumes, derivou-se a palavra moral. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade. Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

Leitor 2: Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente "ética" e "moral" são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.

Leitor 3: A ética pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é frequentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Casa da Alma', isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico.

Cidadania

Leitor 1: Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

Leitor 2: A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para a s mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias.

Leitor 3: Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.


Narradora: Em algum lugar do planeta terra estava, digamos que duas amigas conversando, senhorita cidadania e dona ética.

Cidadania: Olá dona Ética!

Ética: Olá dona Cidadania, tudo bem?

Cidadania: Tudo bem! Eu estava pensando ontem sozinha antes ir dormir, as pessoas falam tanto que o nosso planeta precisa de um pouco mais de ética e cidadania e então me perguntei, podemos intervir na vida do próximo ate que ponto?

Ética: Pois bem esta é uma ótima dúvida, mais eu me pergunto sempre, se o conceito de ética é igual para todos?

Cidadania: As minha duvidas são muitas

Ética: As minhas também

Cidadania: O que fazer quando somos pegos de surpresa em uma situação que envolve pessoas que amamos?

Ética: Ser ético é preocupar-se apenas com a minha vida e a vida do próximo não me interessa?

Cidadania: E quando esse próximo é seu amigo ou alguém da sua família, você deve ou não intrometer-se?

Narradora: Às vezes somos pegos de surpresa em alguma situação na qual não sabemos o que fazer. Baseado em fatos reais: “Traição ou Omissão.”

Cena 1 ( Amigas conversando)

Alice – Hoje eu quero me divertir, afinal eu sou solteira.

Vitoria – Pois é, apesar de que homem que preste está em falta.

Alice – concordo, em quanto eu não acho o cara certo os errados também não quero!!!

Vitoria – Esta certa, antes só do que mal acompanhada!!!

Alice – A questão em relação há homens que prestem resume se em três:  Ou são casados, com compromissos, ou são homossexuais, ou estão mortos!!!

Vitoria – Infelizmente tenho que concordar com você,  hoje em dia não se encontra mais Romeos, apenas muitas Julietas.

Cena 2 ( Alice e Vitoria chegam ao evento)

Narradora – Então as amigas foram para um evento cultural que estava ocorrendo na cidade.

( Alice encontra seu amigo Bruno e o abraça)

Alice – Boa Noite meu amor!

Bruno – Boa noite minha linda!

Alice – Pois é, pra gente se encontrar ultimamente só por acaso mesmo não é?

Bruno – Desculpa não esta lhe dando a atenção que você merece, mas é por falta de tempo.

Alice – Por favor, vê se não me esquece! E trata de aparecer lá em casa de vez em quando pra gente conversar.

Bruno – Pode deixar que eu vou aparecer!

Alice – Vou ficar esperando!

Bruno – Pode deixar minha linda! (Ele beija o rosto dela)

Alice – Ok, depois agente se vê.

Bruno – Ta Bom!
( Bruno vai em direção a um amigo)

Cena 3 ( Henrique se interessa  por Alice )

Narradora – Tudo que Alice mais quer nesta noite é ser feliz, de preferência  ao lado dos seus amigos e de algum menino legal e solteiro.

Bruno – E aí véi, como andas?

Henrique – Estou indo para onde a vida me levar!

Bruno – Eu também to assim ultimamente.

Henrique – Que bom amigo você não é?!

Bruno – Bom não, eu sou ótimo! O que é que você quer?

Henrique – Chega e nem apresenta as amigas.

Bruno – Ela não é para o teu bico não, rapaz!

Henrique – Ela tem namorado?

Bruno – Não, mais ela é de família!

Henrique – Mas, eu só fico com minas de família!

Bruno – Principalmente, quando se trata da minha família não é?

Henrique – Deixa Paty fora disso!

Bruno – Como é que você quer que eu te apresente minha melhor amiga se você esta ficando com a minha prima?

Henrique – Aposto que nenhuma das duas vai ficar sabendo uma sobre a outra.

Bruno – Pois é!

Henrique – Brincadeira, eu e a sua prima estamos dando um tempo.

Bruno – Se você esta dizendo eu não tenho nada haver com isso.

Cena 4 ( Bruno não iria desistir)
Narradora – Bruno estava disposto a não se meter, afinal não tinha nada haver com a vida dos outros.  Mais Henrique é muito dedicado e não iria deixar aquela garota passar por sua vida, sem que ele marcasse presença.
( Alice estava dançando quando Henrique se aproximou)

Henrique – Boa noite!

Alice – Boa noite!

Henrique – Posso te fazer companhia nesta dança?

Alice – Tudo bem!

Henrique – Você mora aqui mesmo ou em outra cidade?

Alice – Aqui mesmo e você?

Henrique – Aqui também

Alice – Eu nunca havia visto você antes.

Henrique – Também nunca havia tido o prazer de te conhecer.

Alice – Pois é

Henrique – Posso te contar um segredo?

Alice – Acredito que sim, só não se esqueça que você acabou de me conhecer!

Henrique – Pois é acabei de te conhecer e já estou completamente apaixonado por você.

Alice – Ta bom! Vou fingir que acredito.
Henrique – Se você aceitar, eu sou capaz de me casar agora mesmo com você.

Alice – Imagino! Você não tem namorada não?

Henrique – Tinha mais terminei, e pelo visto foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.

Alice – Interessante

Henrique – Eu quero ficar com você!

Alice – Mas já estamos ficando amigos.

Henrique – Eu quero algo além de amizade

Alice – Eu odeio o termo “ficar”, pois é algo muito vulgar, na minha opinião e eu não fico com desconhecidos.

Henrique – Eu não vou desistir de você tão facilmente assim.

( Alice tinha que ir embora, e Vitoria aproximou-se dela para lembrá-la)
Vitoria – Alice precisamos ir embora

Alice – Vamos sim!
( Alice olhou para Henrique e despediu-se)

Alice – Tenho que ir embora, foi um prazer conhecer você!

Henrique – Igualmente, logo, logo nos veremos novamente!

Alice – Ta bom então!

Os finais nos quais vocês terão que escolher são os seguintes:

Final 1: Bruno vai até a casa de Alice, e conversa com ela, afirmando que Henrique namorava com a sua prima patrícia ou namora ainda ele não sabe ao certo, mas que tinha que avisá-la pois é o seu amigo e não quer vela sofrer. Sendo assim bruno é ético e amigo, pois uma amizade deve ser feita de sinceridade e carinho.

Final 2: Bruno vai até a casa de Alice, quando ele esta lá, Henrique aparece, sendo assim ele começa a fazer insinuações para Alice, vendo isso Bruno questiona as atitudes de Henrique e o pergunta se ele não esta escondendo nada. Henrique afirma que não e então Bruno não fala nada afinal ele não tem nada haver com isso e ele não pode intrometer-se na vida alheia e ele seria antiético se falasse algo.


Final 1:

Narradora: Bruno vai ate a casa de Alice, como ele havia prometido.

Bruno – Boa noite!

Alice – Boa noite!

Bruno – Como havia prometido, finalmente consegui aparecer.

Alice – Pois é que bom que você veio.

Bruno – E ai as novidades?

Alice – Nenhuma, ah, só que o seu amigo me pediu em casamento.

Bruno – Serio?

Alice – Pois é seriíssimo

Bruno – posso te dar um conselho de amigo?

Alice – Não, não pode deve.

Bruno – Obrigado!

Alice – Por nada!

Bruno – Sabe o Henrique? Não confia muito nele não.

Alice – Por quê?

Bruno – porque ele esta ou estava namorando a minha prima.

Alice – Que prima?

Bruno – Patrícia, eles já estão juntos há algum tempo e ele vai a casa dela praticamente todos os dias.

Alice – Obrigada por me avisar pode deixar que eu não ficarei com ele.

Bruno – Mais conversa primeiro com ele.

Alice – Pode deixar, é muito bom ter amigos como  você.

Bruno – Amigos são para todos e quaisquer momento.

Alice – Amo muito você meu amigo

Bruno – Também ti adoro

Narradora: Henrique procura Alice.

Henrique – Boa noite!

Alice – Boa noite!

Henrique – Eu gostaria de ficar com você e aí?

Alice – Eu to em um momento que não quero ficar com ninguém

Henrique – Me dê uma chance.

Alice – O problema não é você, o problema sou eu.

Henrique – Se você não me quer não vou insistir

Alice – obrigada por me entender

Henrique – Tudo bem a amizade continua

Alice – Pois é

Henrique – Quem sabe em outra oportunidade

Alice – Quem sabe, tudo é possível.

Henrique – Tudo é possível

Narradora: Henrique, Alice e Bruno continuam sendo amigos até hoje. E Henrique ate hoje não sabe que bruno contou nada para Alice nem patrícia sabe das tentativas de Henrique.

Final 2:

Narradora: Bruno vai até a casa de Alice, como ele havia prometido. Quando Henrique aparece.

Bruno – Boa noite!

Alice – Boa noite!

Bruno – Como havia prometido, finalmente consegui aparecer.

Alice – Pois é que bom que você veio.

Bruno – E ai as novidades?

Alice – Nenhuma, ah, só que o seu amigo me pediu em casamento.

Bruno – Hum... Ele é assim!

Alice – Acho que eu estou gostando dele

Bruno – A vida é assim.

Alice – falando nele, olha ele aí.

Henrique – Boa noite!

Bruno – Boa noite!

Alice – Boa noite!

Bruno – Eu vou ter que ir ali, amanha eu apareço.

Alice – É cedo não vai agora não.

Bruno – Eu tenho que ir mesmo, amanha eu apareço.

Alice – Ta bom, então vê se aparece mesmo.

Bruno – Pode deixar.

Henrique – Alice eu estou muito afim de você.

Alice – Eu não posso negar que também me sinto atraída por você.

Henrique – Então porque agente não fica.

Alice – Eu não gosto de ficar não.

Henrique – Porque agente não namora então.

Alice – Eu não sei, agente nem se conhece ainda.

Henrique – Me dê uma semana para eu provar que gosto realmente de você.

Alice – Ta bom então.

Narradora: Após uma semana Henrique procura Alice

Henrique – Alice eu preciso ti contar uma coisa!

Alice – Pode contar!

Henrique – Eu tenho namorada.

Alice – Como assim depois que agente fica você vem me dizer isso

Henrique – Desculpa mais eu gosto dela e vou ficar com ela

Alice – Tudo bem eu fui apenas mais uma em sua lista, e já que você afirma gostar tanto dela porque você atraiu comigo

Henrique – porque eu me encantei por você, eu me apaixonei, e mesmo gostando muito de você eu amo ela

Alice – Quem é ela?

Henrique – Patrícia prima do bruno

Alice – Que droga! Quer dizer que o bruno sabia e não me falou nada?

Henrique – Ele disse que não tinha nada há ver com isso.

Alice – De certa forma ele esta certo.

Henrique – Pois é era a prima dele, o amigo, e a amiga. Ele preferiu não se meter.

Alice – Eu não o culpo eu me culpo por ter acreditado em você, e te culpo por ter mentido para mim, mais tudo bem amizade continua e eu não tenho nenhuma magoa sua.

Henrique – Obrigado por me entender

Narradora: Até hoje Henrique, bruno e Alice são amigos e patrícia nunca ficou sabendo deste fato.



Você decide final dessa história:







Trabalho proposto pela professora Rosângela.

Realizado por: Allan Alves, Andrielle Antonia, Bianca Borges, Carine Cristina, Larissa Cardoso, Luciana Andrade e Renata Oliveira. Participação especial de Luan Silva.

3 comentários:

  1. GOSTEI, LEGAL. VOU APRESENTAR NA FACULDADE.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Obrigada por partilhar. Adorei! Posso adaptar para os meus alunos?

    ResponderExcluir