2 de março de 2011

Especial de Carnaval






Diversos é um Blog que não trata apenas de assuntos escolares e com isso toda semana estarão aqui postagens sobre vários assuntos nos quais fazem parte do nosso dia a dia. Nessa semana vamos falar sobre Carnaval.



O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia. No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. Apesar do carnaval pertencer ao mundo inteiro ele possui um jeitinho baiano todo nosso de ser, O Carnaval de Salvador é a maior manifestação popular do Mundo, batendo recordes com cerca de 2.700.000 foliões em seis dias de festa, que festejam em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico). Com muita musica, folia e festança vamos fazer um carnaval de paz, alegria e diversão. Bom Carnaval!



Pra alguns o carnaval significa muito, pra outros nem tanto, por incrível que pareça a quem não gosta do carnaval. Esses alegam que o barulho incomoda, que o calor humano é nojento, quem os pisadas nos pés não são toleráveis e, portanto o melhor é ficar em casa. E dentre tantas reclamações ainda Tem o Filipe Neto que afirma: “Não Faz Sentido” - Carnaval e Micareta. Vamos conferir essa outra visão diante dessa grande festança!




Porque não gostar do Carnaval:

Talvez por ser uma perca de tempo, de energia, de dinheiro, onde as pessoas tentam curar seus vazios, depois que acaba vem à onda de depressão, todo mundo preocupado com os estudos, trabalho, com os relacionamentos, onde muitos acabam por conta do carnaval, ai vem o vazio. O bom do carnaval é o feriado, o único mais longo do nosso Brasil, pra quem gosta de descanso é bom. Com isso alguns acreditam ser perca de tempo passar 4 dias enchendo a cara, gastando dinheiro, correndo riscos, ao invés de descansar e curtir coisas saudáveis. Alguns acham ridículo as pessoas correrem atrás de trio elétrico e ficarem vestidas de fantasias, mesmo não gostando alguns se preocupam se as pessoas vão criticá-los ou até mesmos acharem cafonas, mas todos tem a opção de gostar ou não e se não se sentem atraídos, não é certo julgar apenas quem gosta sabe qual é a real emoção.

Porque gostar de Carnaval:

Por ser uma festa muito divertida, da pra se jogar, se acabar, ser feliz e se divertir bastante, afinal a vida é curta e temos é que nos divertir mesmo, além, do que, é só uma vez no ano, e pra quem gosta, passa voando. Além disso, tem toda a sensualidade exposta desde a época em que surgiu, além do mais hoje se tem mais liberdade e o “ficar” trouxe a nossa realidade o prazer de pegar e não se apegar! Mais não é só prazer que chama atenção pra festa como também as musicas, as danças, as cores, sabores e talvez quem sabe amores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário